
Foto; Divulgação/MPCE
Na manhã desta quarta-feira (17/12), o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), deflagrou as operações “Purgatio” e “Averitia”. Com o apoio da Polícia Civil, as ações visam apurar irregularidades em contratos de limpeza pública das Prefeituras de Itaiçaba e Umari com uma empresa prestadora de serviços.
A primeira operação teve como foco o município de Itaiçaba. A investigação resultou na prisão de um vereador e na determinação judicial, solicitada pelo MP, para afastar o parlamentar e um servidor do gabinete do prefeito por seis meses. Esse trabalho é um desdobramento da Operação “Itaiçaba”, realizada em 2023, que afastou o então prefeito da cidade.
Com relação às diligências, dois mandados de busca e apreensão foram executados na sede da Prefeitura e na residência do vereador preso. Entre os materiais apreendidos estão documentos, celulares e computadores que servirão como base para aprofundar as investigações. Os suspeitos poderão ser acusados de crimes contra a Administração Pública.
Por outro lado, a Operação Averitia concentrou suas ações no município de Umari. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em locais estratégicos, como a Prefeitura, a sede da empresa investigada e as residências de figuras públicas. Entre eles, o prefeito, secretários, ex-secretários e empresários.
As buscas aconteceram tanto em Umari quanto em Fortaleza e resultaram na apreensão de documentos, computadores e aparelhos celulares relacionados aos contratos em análise. Os envolvidos estão sendo investigados por possíveis práticas de crimes administrativos.
FONTE:ANC
Nenhum comentário:
Postar um comentário