![]() A Praça de Eventos de Paracuru foi palco de capacitação e exposição de produtos oriundos da agricultura familiar. A programação faz parte da 23ª Feira das Comunidades, evento que integra o calendário cultural do município e reúne micro e pequenos produtores rurais, população local, além de turistas e visitantes. Shows e apresentações culturais também abrilhantaram o aniversário de 155 anos do município. |
As palestras de capacitação aconteceram em três auditórios com capacidade para até 50 pessoas.
Durante os três dias de evento, a expectativa é capacitar 250 produtores rurais. “Assim como na maioria dos municípios brasileiros, 70% da produção da agricultura familiar de Paracuru é comercializada entre os próprios munícipes. Feijão, milho e banana estão entre as principais culturas”, segundo o secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos de Paracuru, Francisco Fernandes do Vale Filho.

Selma Matias, pequena produtora rural de Paracuru, sustenta cinco pessoas em casa com a produção de feijão, milho e hortaliças. “Esses eventos são importantes porque aprendemos com especialistas sobre novidades relacionadas ao processo da agricultura familiar, que é diferente da tradicional”, ressalta Selma.
Para a presidente do Instituto Educacional, Cultural de Assistência Social Fátima Freires, Karlene Freires, a Feira das Comunidades é mais do que um espaço em que se comercializa produções próprias a partir de talentos despertados. “Esse evento tem um papel para além da geração de renda. Estamos contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, além da valorização de potenciais dos micro e pequenos produtores rurais”, ressalta Karlene Freires.

Paralelo à programação técnica, os visitantes poderão conferir produtos regionais e artesanais nos 30 estandes disponíveis na Feira. A 23ª Feira das Comunidades é uma promoção do Instituto Educacional, Cultural de Assistência Social Fátima Freires, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paracuru, e com patrocínios do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Governo do Estado do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário